18/10/2009

fim dos estaduais

Trajano: "O Juca quer matar o Ameriquinha!"

Aproveitando a chegada dos Estaduais, resgato essa opinião do jornalista José Trajano. Em abril de 2007, fui a um evento organizado pela revista Caros Amigos, em que ele e Juca Kfouri bateram descontraído papo com o público. Quando chegou minha vez de perguntar, Juca já havia saído, pois tinha que correr para a rádio e apresentar, ao vivo, seu CBN Esporte Clube. Pedi então a opinião do Trajano sobre os Estaduais, tão combatidos pelo Juca. Argumentei que a razão de o clube pequeno existir é receber a visita do grande. Ele concordou e deu divertida resposta, que guardo gravada. Com a palavra, José Trajano:

"Nossa discordância [entre ele e Juca] é brutal. Já brigamos na televisão, inclusive ao vivo, várias vezes. O Juca defende uma tese que é exatamente oposta a isso [referindo-se ao meu argumento]e eu estou do outro lado. Talvez por ser torcedor do América [do Rio, hoje na Segunda Divisão] e entender bem esse tipo de problema que você falou, como torcedor do Noroeste. Eu acho que o campeonato estadual é nossa paixão primeira. É mais importante ver meu time ganhando do adversário local. Um amigo meu diz que se acabar o campeonato estadual, acaba a segunda-feira. Porque a graça da segunda para o corintiano, o são-paulino e palmeirense é passar pelo adversário no seu local de trabalho e poder tirar sarro daquele cara. Brincar com aquela pessoa."

"Com essas teses de acabar com os Estaduais, o times pequenos vão acabar. No fundo, o Juca e quem mais defende o calendário sem o Estadual querem assassinar esses times. O Juca quer matar o Ameriquinha! O Juca quer fuzilar o Noroeste! Eles querem que permaneça quem tem competência, quem for grande. Mas que grande é esse que tem competência? Corinthians tem competência?" [risos - à época, havia o imbróglio com a MSI]

"Então, eu acho que os campeonatos estaduais têm que continuar, são a paixão principal. É a chance de ver de perto os times da capital. E vou brigar com quem é contra essa idéia, porque não quero ver o meu time morto, porque se não houver os Estaduais, vários times vão desaparecer."

Foto: reprodução site ESPN Brasil